Blog_03

Molas Master pode te ajudar se algo assim estiver acontecendo…

A suspensão é o sistema que mantém o seu veículo rodando suave sobre terrenos acidentados e que mantém a estabilidade nas curvas. A suspensão é composta de vários componentes que funcionam em conjunto para realizar essas tarefas. Uma das partes mais importantes e durável são as molas de suspensão, também conhecidas como molas helicoidais de suspensão. A própria mola é fabricado com aço de alta qualidade e é concebida para funcionar como um amortecedor entre o choque e seu suporte, o chassis do veículo, e outros componentes de suspensão. No entanto, embora as molas de suspensão sejam extremamente duráveis, por vezes, falhas mecânicas podem ocorrer.

Quando uma mola de suspensão está desgastada ou foi quebrada, ela requer que o par seja substituído ao mesmo tempo. Esta não é uma tarefa fácil de completar, já que a remoção de molas de suspensão requer ferramentas especializadas, formação adequada e a experiência certa para concluir o trabalho. Também é altamente recomendável que após a substituição da suspensão das molas, você providencie um alinhamento de suspensão dianteira por um mecânico especializado.

Listados abaixo estão alguns dos sintomas comuns que você deve observar olhar para identificar um problema com as molas de suspensão e saber se suas molas “cansadas” precisam ser substituídas ou podem esperar um pouco.

Como saber se a mola esta ruim? Veículo está se inclinando para um lado

Um dos deveres das molas da suspensão é manter o veículo equilibrado igualmente dos dois lados. Quando uma mola entra em colapso ou está mostrando sinais de desgaste prematuro, um dos efeitos secundários comuns será que um lado do carro parece mais alto do que o outro lado. Quando você notar que o lado esquerdo ou direito do seu veículo aparece mais alto ou mais baixo que o outro lado, leve o veículo a um mecânico para inspecionar e diagnosticar o problema, pois isso pode afetar a direção, frenagem e aceleração, entre outros problemas.

 

Mola quebrada ou cansada: veículo oscilando mais durante a condução

As molas também servem ao propósito de impedir que o veículo salte, especialmente quando você bate em buracos ou irregularidades comuns na estrada. Quando a mola da suspensão está começando a falhar, ficará muito mais fácil para o carro ficar “duro” ou “macio” demais. O resultado disso é que a suspensão do veículo fará um percurso maior e, portanto, parecerá saltar com mais frequência. Se você perceber que seu veículo está saltando com mais frequência durante a condução, leve-o a um mecânico com urgência.

Sinal de mola desgastada ou quebrada: carro rebaixando

Como mencionado acima, quando as molas falham ou estão mostrando sinais de desgaste, a suspensão do veículo tem mais espaço para se mover para cima e para baixo. Um dos efeitos colaterais mais comuns de uma mola de suspensão comprimida é que o veículo estará rebaixado demais quando você estiver dirigindo sobre recessões na estrada. Isso pode causar danos significativos a parte inferior do veículo e outras partes, incluindo o cárter de óleo, o eixo motor, a transmissão e outras partes que ficam no assoalho do veículo. Quando isso ocorrer, tenha o carro verificado o quanto antes e para a troca de suas molas entre em contato com Molas Master.